terça-feira, 28 de agosto de 2012

O que é a nanotecnologia?

   Olá a todos que estiverem lendo, gostaria de começar este pequeno blog explicando o que a nanotecnologia é de fato. Os alunos que conhecem a nanotecnologia sabem que não é um assunto fácil de se lidar, e é justamente por esta razão que eu escolhi es tema.

   A nanotecnologia simplesmente é a área da ciência (química, física e biologia) que estuda tudo aquilo que se pode ser feito com nanopartículas, ou seja, se você conseguir fundir uma minuscula célula à outra, vai estar trabalhando com a nanotecnologia, mas é claro que não é só isso, a nanotecnologia também faz micro-robôs que podem fazer várias coisas dentro de organismos vivos! Por exemplo, na cirurgia de apendicite, os médicos fazem pequenos furos em sua barriga, a estufam e depois pequenos micro-robôs são injetados dentro da barriga, eles contém tudo o que se precisa para a cirurgia ( tesoura, garras para segurar o apêndice, agulha e linha para dar os pontos e mais algumas coisas), então eles fazem o que se tem que fazer ( não vou citar porque é meio estranho) e depois os retiram la de dentro.

   Muitas vezes nós usamos a nanotecnologia no nosso dia a dia e nem percebemos, por exemplo, nos novos computadores existem pequenas memória que valem por muitas das antigas, os celulares também usam estes novos tipos de memórias, as chamadas micro sd.

Richard Feymann

   A nanotecnologia teve sua primeira aparição em 29 de Dezembro de 1959, quando um cientista chamado Richard Feymann deu uma palestra falando que "há muito espaço lá em baixo", todos acharam que ele era louco por falar coisas como estas e que era possível escrever uma enciclopédia inteira na cabeça de uma alfinete, ele dizia que as letras eram compostas por dez átomos, e que eram manipuláveis. Richard Feymann morre em 1988, e quatro anos depois de sua morte um cientista chamado Eric Drexler reviu a nanotecnologia na frente de um senado, eles acabaram aprovando a ideia, e deram apoios financeiros para Eric em suas pesquisas, e a partir dai a nanotecnologia passou a se desenvolver, e novos cientistas acabaram nascendo para fazer isto, e ela é o que é hoje graças a estes dois cientistas ( e também ao senador Al Gore)!






Nenhum comentário:

Postar um comentário